Bem vindos


Temas e estilos góticos, filmes de suspense ou terror, filmes de ficção científica, ou filmes em geral, as féras do rock, assuntos místicos sem uma preocupação caso fuja da realidade, histórias pitorescas do dia-a-dia dentro do contexto do blog...
Não tenha medo de sonhar acordado, pois só de vivermos já e um sonho.

Scorpion_Live

segunda-feira, 9 de março de 2009

ESCORPIÃO

Escorpião convive em nossas vidas. Desde a espécie animalesca há um signo enigmático, desde filmes (O Escorpião Rei) até Scorpions (uma das melhores bandas de rock do mundo). Escorpião além de ser bem arquitetado se encaixa em tudo que esteja relacionado há ele. Misterioso, sedutor, venenoso, e invocado. Vamos explorar o ser que ditou as demais sementes escorpianas que nos rodeiam.

Bom, Escorpião um animal invertebrado, da ordem dos  Scorpiones e classificado como Aracnídeo. Seu nome derivado do latim SCORPIO / SCORPIONIS. Temos Escorpião também conhecido como Lacrau do árabe AL-‘AQRAB.

Origem.

Por estudos científicos, eles existem há mais de 400 milhões de anos, foram os primeiros seres artrópodes que exploraram e ganharam terreno no nosso planeta.  Atualmente já estão catalogadas cerca de 1600 espécies e subespécies distribuídas em 116 gêneros diferentes em todo o mundo. No Brasil existem cerca de 140 espécies.

Alimentação, vida, hábitos.

Não se tem o nível real do tempo de vida, mas parece situar-se entre 4 aos 25 anos, tendo sido 25 anos o tempo de vida máximo registrado para uma determinada espécie. Vivem em áreas com temperatura entre 20 °C e 37 °C, mas sobrevivem em temperaturas de 14 °C a 56 °C. Bem adaptados às condições climáticas do deserto, suportando uma amplitude térmica diária na ordem dos 40 °C. São animais carnívoros e têm geralmente hábitos noturnos e crepusculares, quando caçam e se reproduzem. Sua alimentação é baseada em insetos invertebrados tais como cupins, grilos, baratas, moscas e mutucas, e também de outro aracnídeo, a aranha. Em condições adversas na falta de alimentos, escorpiões tornam-se canibais.

Veneno.

O veneno é inoculado através de um ferrão existente na cauda. Este veneno contém uma série de substâncias cuja composição química não está bem definida, contêm neurotoxinas, histaminas, seratonina, enzimas, inibidores de enzimas, e outras. O veneno de escorpiões do tipo Tityus serrulatus, que parece ser o veneno mais tóxico de todos os escorpiões da América do Sul, age sobre o sistema nervoso dos humanos, causando dor, pontadas, aumentando a pulsação cardíaca e diminuindo a temperatura corporal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário